5º dia JNL: “Abraço do Pai”, um abraço de Deus em você

Neste sábado (30/12), os sentinelas promoveram na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, bairro Tinga, em Caraguatatuba (SP), a segunda edição do Projeto Abraço do Pai dentro da Missão Jesus no Litoral (JNL-SP). A ação social é uma atividade que conta com o trabalho conjunto dos Ministérios Jovem, Promoção Humana, Universidades Renovadas, Música e Artes e, Ministério para Crianças.

Enquanto uma parte das equipes organizavam as atividades no ginásio, a outra visitava as casas próximas ao local para convidar os moradores a participar do projeto ao longo do dia. No ginásio do bairro foram oferecidos serviços como: atendimento psicológico e jurídico, manicure/pedicure, massagem, maquiagem, design de sobrancelhas, corte de cabelo masculino e feminino, doação de roupas, entre outras atividades. Ao realizar as atividades, os missionários-profissionais evangelizavam os moradores por meio do querigma. A ação aconteceu das 9h às 17h e atraiu muitas famílias e crianças.

Para uma das moradoras do bairro, Célia Ramos Luiz, 65 anos, “participar do projeto foi como viver o ‘dia das Mães’, um presente de Deus poder ter um dia para ser cuidada por profissionais”. A moradora conta ainda que é evangélica e que soube do projeto por meio da divulgação dos missionários esta manhã. “A atitude deles [da Missão JNL] é louvável, foi uma dia muito agradável para mim e toda minha família que esteve aqui participando das atividades promovidas”, concluiu.

“Promover ações simples como um corte de cabelo podem sim, transformar a vida de uma pessoa”, afirmam os missionários Gláucia Santos, 30 anos, e Daniel S. Reis, 29 anos. Eles estiveram o dia todo oferecendo o corte de cabelo masculino. Entre os atendimentos, eles destacam a presença de um senhor que pediu para ter o cabelo cortado e que se sentiu tão feliz, tão amado, que após o corte saiu ‘desfilando’ pelo ginásio. “Vimos no semblante dele como ele saiu diferente, como aquela ação mudou seu olhar e até sua forma de andar. Foi uma grande alegria proporcionar esta transformação na vida deste homem”, conta Daniel.

Missa na Capela

As atividades no ginásio foram encerradas às 17h para que os missionários pudessem participar da celebração eucarística juntamente com a comunidade. Pe. Mauro, pároco da Paróquia São João Batista, acolheu os missionários e iniciou a Santa Missa dizendo que, “quis o Senhor que o abraço do Pai fosse na Casa da Mãe. Falta um dia para acabar o ano em que celebramos o tricentenário de Nossa Senhora Aparecida e, então, por isso, sintam-se abraçados pelo Pai e pela Mãe”.

Na homilia, o Pároco ressaltou a capacidade da Sagrada Família de Nazaré em colocar-se no lugar do outro. “Começando por Deus que em Sua infinita capacidade se coloca no lugar da humanidade; Por ser infinitamente maior que nós, inclina-Se a nossa miséria e coloca-se entre nós. José teve a humildade de se colocar no lugar de Maria, e em silêncio, não teve coragem de repudiá-la, pois sabia que ela sofreria; Ele ainda se colocou no lugar de pai adotivo de Jesus e tornou-se Patrono da Igreja; Maria de Nazaré se colocou dentro da missão mais nobre e mais difícil depois da missão de Cristo, a de ser a Mãe de Deus. Ela se colocou no lugar de Isabel, que precisava de ajuda – pois em seu ventre acontecia também um milagre – e do norte ela desceu à Jerusalém e, permaneceu com esta por seis meses”.

Pe. Mauro

“Maria ainda se coloca junto com os animais para que o filho de Deus pudesse nascer. Ela se coloca no ultimo lugar, num estábulo, e o Menino Deus nasce ali, – continua Pe. Mauro –; se  coloca no lugar de discípula e segue o próprio Filho e Jesus a coloca como a primeira discípula porque ela se coloca nas mãos do Pai. Ela se coloca também aos pés da cruz e na pessoa do discípulo amado, Deus a coloca como nossa Mãe; Jesus se coloca no lugar dos cegos, dos coxos, paralíticos, entre outros. Se coloca no lugar do Pão Eucarístico e torna-se o alimento mais importante da vida de todo cristão. Coloca-se no lugar do Cordeiro Imolado – animal que se entrega na hora da morte – para dizer que temos que dar a nossa vida e derramar o nosso sangue pelo outro. Jesus coloca-se no lugar da Cruz, para que nós não sejamos condenados. E hoje Ele se coloca no céu ao lado de Deus; no altar ao nosso lado, para nos garantir o nosso lugar, o lugar de todos. E eu e você temos a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro? De se colocar no lugar dos mais necessitados e de que não amamos ainda. O amor é a capacidade de sentir a vida no coração do outro; a fé é a capacidade de sentir a vida no coração de Deus”, finaliza o padre.

Grupo de Oração

Após a missa, a comunidade foi convidada a participar de um Grupo de Oração conduzido pelos missionários, na capela da comunidade. Na reunião, o Senhor deu muitas moções e direcionamentos para a juventude e para os grupos de oração diocesanos.

Palco

Enquanto a ação social era desenvolvida no bairro Tinga, uma parte dos missionários foi para a Praia do Indaiá, no centro da cidade. No palco, os sentinelas evangelizaram os banhistas e transeuntes na orla da praia com atividades físicas, querigmáticas e momentos de espiritualidade para adultos e crianças.

Fotos e Texto: Assessoria JNL/MJ-SP

Posts relacionados

One Thought to “5º dia JNL: “Abraço do Pai”, um abraço de Deus em você”

  1. Maria Cecilia Nunes de Castro Broca.(tia Cecília)

    Parabéns meus sobr
    Inhos Daniel e Glaucia por esta rica missão. Deus os abençoe e lhes cubram de saúde para que poissam sempre deixar um sorriso no rosto daqueles que buscam um conforto no coração. Amo vocês.

Leave a Comment