Aos evangelizadores de crianças: dinâmicas, músicas novas e direcionamentos

17361968_1504170356260998_5419316609888855869_n

“Para o Ministério para Crianças de São Paulo pode se dizer que vivemos um fim de semana que ficará marcado em nossa história. O sonho que estava no coração de Deus começa a se tornar real e vivido: homens e mulheres reunidos por uma mesma causa, fazer a vontade de Deus evangelizando os pequeninos”. A afirmação é da coordenadora estadual do Ministério para Crianças de São Paulo, Cíntia Botelho, a respeito do workshop realizado no dia 18 de março durante o Encontro Estadual de Lideranças 2017, em Aparecida (SP). 

“Maria, caminho de Santidade” foi o tema da primeira formação ministrada no workshop pela coordenadora diocesana do Ministério de Limeira e membro do núcleo estadual do ministério, Bruna Lourenço. De acordo com a formadora, “não basta ser um evangelizador, mas, se faz necessário, buscar diariamente uma vida de Santidade assim como Maria, Aquela que viveu a santidade dando passos de Fé, Esperança e Amor”.

Dinâmica e Músicas Novas

Foi realizada a dinâmica de louvor à Trindade Santa com o dado, onde os participantes cantavam uma música e o dado era jogado de mão em mão e quando parava a música, na mão em que estivesse o dado a pessoa teria que louvar a Trindade com a letra sugerida pelo condutor da brincadeira. Os evangelizadores aprenderam na prática como ensinar as crianças a louvar a Deus pelo que Ele é.

Além disso, músicas novas foram ensinadas durante o workshop, como: “A barba de Noé é tão grande” e “Chuê-chuê-Chuá-chuá”. As canções foram ministradas pela coordenadora diocesana do Ministério de Aparecida e membro do núcleo estadual, Simone Santos e por Luiz Augusto Lourenço, coordenador da Turminha do Coração de Criança, grupo musical e de teatro infantil de Taubaté (SP).

Administrar no Espírito

No período da tarde foi visto a grande importância e necessidade em ter uma vida e missão Administrada no Espírito. A coordenadora diocesana do Ministério de Taubaté e membro do núcleo estadual do Ministério, Adriana Lourenço, apontou as diretrizes práticas de como fazer isso acontecer no dia a dia, tendo o Espírito Santo como O protagonista. Em seguida, houve a entrega das “Velinhas Jubilinhas” aos coordenadores diocesanos e todos clamaram um Novo Pentecostes.

5 eixos para grupinhos

A coordenadora estadual, Cíntia Botelho, iniciou sua formação com os Direcionamentos para 2017 – momento de grande importância no Workshop – em que os evangelizadores foram conduzidos a experimentar a grande importância dos Grupinhos de Oração através dos cinco eixos: Louvor, Pastoreio, Palavra, Batismo no Espírito Santo e uso dos Carismas e Intimidade com Deus. Em cada eixo, Cíntia pontuou sugestões práticas de como fazer e o que utilizar no momento de trabalha-los com as crianças, ressaltando a necessidade de adaptar a linguagem para que elas entendam cada eixo.

Celebração da Vida

Para encerrar o workshop foi realizada a “Celebração da Vida” – momento que acontece sempre no Ministério para Crianças nas dioceses. Segundo Cíntia, nessa Celebração da Vida foi comemorada a vida do Matheus, filho da Cíntia Rodrigues, secretária do Escritório Estadual da RCC São Paulo e de seu esposo, Anderson Ramos, membro da Comunidade Presença (São José do Rio Pardo-SP). A coordenadora comenta que foi um momento de amor e unidade com a criança que já faz parte do nosso ministério antes mesmo de nascer. Todos os evangelizadores rezaram pela família e, principalmente, contamos ao Matheus que tem um mundo maravilhoso esperando ele aqui fora e profetizamos bênçãos e graças sobre a vida dele.

O Encontro Estadual de Lideranças aconteceu de 17 a 19 de março no Centro de Eventos Pe. Victor de Almeida Coelho, dentro do complexo do Santuário Nacional de Aparecida. 

Posts Relacionados

Deixe seu Comentário