Aos pregadores: novas técnicas e direcionamentos no Encontro de Lideranças

Com aproximadamente 400 pregadores de todo Estado de São Paulo, o workshop do Ministério de Pregação aconteceu no auditório do Seminário Santo Afonso, dentro do complexo do Santuário Nacional de Aparecida. As formações, de acordo com o coordenador estadual do Ministério, Washington Cardoso, foram conduzidas por João Cláudio Rufino, professor da PUC-SP e atual responsável pelo Núcleo de Reflexão Teológica da RCC Brasil. “Além dos direcionamentos referentes ao pilar “grupo de oração”, houve também três formações sobre os temas das apostilas recém-lançadas no Encontro Nacional de Formação deste ano”, pontua o coordenador.

O primeiro momento do workshop foi para orientar os pregadores sobre os novos direcionamentos para o biênio 2017/2018. Washington explica que, houve uma reorganização das oficinas já existentes e refletimos sobre como o Ministério pode responder a um dos pilares que estão sendo trabalhados pela RCC São Paulo, o Grupo de Oração. “Nesta partilha, o Ministério assumiu o compromisso de: ensinar e promover o louvor com a Bíblia; Incentivar a leitura e oração com a Bíblia em casa; motivar os participantes a levar a Bíblia para o Grupo de Oração e fortalecer o carinho, o amor e o zelo de todos pela Palavra de Deus.

No período da tarde, os três ensinos ministrados foram referentes à Apostila 2 do Ministério de Pregação e que, conforme Washington, será aplicada em várias dioceses do estado ainda este ano. O primeiro foi sobre “Delimitação Textual”, onde os pregadores (as) aprenderam como delimitar (“recortar”) uma perícope no texto bíblico, o que facilita a compreensão e o estudo dos textos sagrados.

Já o segundo foi sobre “Segmentação”, que complementa a primeira técnica aprendida e permite aos pregadores (as) dividir cada versículo bíblico em várias pequenas partes, chamadas de segmentos. O terceiro e último ensino abordou a “Análise Narrativa”. “Nesta formação tivemos a oportunidade de aprender uma nova forma de preparar um roteiro para a pregação, a partir da “trama” oferecida pela própria história narrada na Bíblia”, frisa o coordenador.

Ele conta que, o objetivo destas formações era proporcionar aos Grupos de Oração pregações mais profundas e mais fundamentadas na Palavra de Deus, características estas que somadas a uma boa oratória e unção do Espírito Santo, vão trazer muitos frutos para a Renovação Carismática Católica.

O Encontro Estadual de Lideranças 2017 aconteceu entre os dias 17 e 19 de março no Centro de Eventos Pe. Victor de Almeida Coelho, em Aparecida (SP).

Posts relacionados

One Thought to “Aos pregadores: novas técnicas e direcionamentos no Encontro de Lideranças”

  1. Doni

    E muito rica a apostila do ministerio de pregação.
    Da ma nova guinada em nosso ministério.

Leave a Comment