Conselho Estadual se reúne para Assembleia Estadual em Piracicaba

De 23 a 25 de novembro, o Conselho Estadual da Renovação Carismática Católica de São Paulo esteve reunido em Piracicaba (SP) para a última Assembleia Estadual deste ano. Além dos encaminhamentos e partilhas, esta foi a última assembleia em que Lucimar Maziero, a atual presidente do Conselho, esteve conduzindo a reunião. Logo no início os coordenadores diocesanos eleitos para o próximo biênio se apresentaram e foram acolhidos pela assembleia.

Coordenadores diocesanos reunidos por região

Na manhã de sábado (24/11) Lucimar convidou os coordenadores diocesanos a fazer uma memória de gratidão por todo mover de Deus no estado de São Paulo no biênio 2017-2018. Ela apresentou ao Conselho todas as moções, pilares, palavras proféticas e tudo aquilo que o Senhor disse em assembleias estaduais, encontros e congressos estaduais, profecias e direcionamentos que marcaram todo o serviço da RCC de São Paulo neste tempo. Momento concluído com um grande louvor a Deus por tudo que Ele fez e por Sua presença em nosso meio.

Em seguida, os presentes foram divididos em grupos para partilhar as prioridades para o próximo ano. Lucimar apresentou a “nova divisão” das regiões que será usada para facilitar o acesso da coordenação estadual às dioceses e arquidioceses. De acordo com o secretário geral e coordenador eleito para o próximo biênio, Marcelo Marangon, a partir do ano que vem será utilizada essa divisão na aplicação dos direcionamentos da coordenação estadual e ministérios.

O mapa de São Paulo segundo a “nova divisão” de regiões

Nesta nova divisão, as 42 dioceses ficaram subdivididas em 10 regiões dessa forma: 1. Dioceses de Osasco, Campo Limpo, Santo André, Santos e a Arquidiocese de São Paulo; 2. São José dos Campos, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Caraguatatuba, Taubaté, Aparecida e Lorena; 3. Campinas, Jundiaí, Bragança Paulista e Amparo; 4. Itapeva, Itapetininga, Sorocaba e Registro; 5. Franca, Jaboticabal, Ribeirão Preto e São João da Boa Vista; 6. São Carlos, Piracicaba e Limeira; 7. Ourinhos, Bauru e Botucatu; 8. Votuporanga, Barretos, São José do Rio Preto e Catanduva; 9. Jales, Araçatuba e Lins; 10. Presidente Prudente, Marília e Assis.

No sábado à tarde foram apresentados os resultados dos Congressos Diocesanos. “Das 42 dioceses, os Congressos diocesanos aconteceram em 40 dioceses. Fizemos um levantamento da participação dos servos nos congressos deste ano e atingimos mais de 18 mil pessoas, levando os direcionamentos do movimento no estado”, destaca Lucimar.

O coordenador estadual do Ministério Jovem, Adriano Souza Gonçalves, convidou os conselheiros a participar da 10ª edição da Missão Jesus no Litoral que acontecerá na Diocese de Santos de 27 de dezembro a 4 de janeiro de 2019. Ele pediu aos interessados para se inscrever com o Escritório Estadual para providenciar local de pouso para todos.

Lucas testemunha sobre o ECCLA ao Conselho

Lucas Soares de Oliveira contou como foi o Encontro Carismático Latino-Americano (ECCLA) no Panamá. O coordenador arquidiocesano da RCC de Botucatu, juntamente com um pequeno grupo, representou o Brasil no encontro que aconteceu de 11 a 14 de outubro de 2018.

Sobre a assessoria de Unidade, Fernando Gomes (articulador da Comissão Estadual para Novas Comunidades) partilhou que em função do novo serviço pedido pelo Papa Francisco, o Charis, “vamos sentir essas mudanças agora a nível nacional nesse organismo de comunhão que será organizado. É um processo lento que precisamos acolher, acompanhar os desdobramentos, e estar abertos ao diálogo e criar espaços de comunhão. E São Paulo sempre teve um pioneirismo e acredito que, podemos neste ponto, contribuir porque as grandes comunidades estão aqui. Temos que prosseguir decididamente, independente do que esta por vir. Favorecer o diálogo, atualizar o discurso para quem esta chegando agora”. O Charis será instituído no próximo dia 8.

Concluídos os trabalhos da tarde, os Ministérios Estaduais homenagearam Lucimar presenteando-a com a imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, todos participaram da Santa Missa que foi presidida pelo Pe. Marcelo na Capela da Casa de Retiro da RCC de Piracicaba.

Ministérios estaduais homenageiam Lucimar

Após o jantar, as dioceses que indicaram Missões Diocesanas receberam o valor destinado pela campanha Dia Consagrado pela Missão. Ao todo, 18 missões diocesanas foram contempladas pela ação. Do total arrecadado, 25% do valor foi partilhado entre as missões inscritas.

A presidente presenteou os coordenadores estaduais de Ministérios que concluem este biênio em dezembro com um ícone de Nossa Senhora de Pentecostes, “mesmo presente que recebi da Fraternidade Jesus Salvador [“Salvistas”] ao iniciar meu tempo de coordenação, para que Ela esteja sempre com vocês”. Ela agradeceu os coordenadores por toda dedicação, partilhas, por todo mover de Deus nos ministérios e ensinamentos.

 

Fotos: MCS/RCC-SP

Posts Relacionados

Deixe seu Comentário