Dom Edmilson: “Deus abre a nós a via da Cruz”

Coordenadores diocesanos, de ministérios, de grupos de oração e demais lideranças do movimento vindos de todas as dioceses de São Paulo estiveram presentes no Centro de Eventos Pe. Victor Coelho de Almeida, na última sexta-feira (17) para participar do Encontro Estadual de Lideranças. O evento promovido e organizado pela Renovação Carismática Católica de São Paulo iniciou com a Missa de abertura, que foi presidida pelo bispo diocesano de Guarulhos, Dom Edmilson Caetano.

Em sua homilia, Dom Edmilson disse que a liturgia de hoje nos leva a refletir sobre o mundo em que vivemos, onde o homem vive uma busca pelo poder. “A sede de poder é consequência do pecado original, que está dentro do ser humano. Ao longo da história, vemos pessoas que querem ter o poder para dominar. Quantas brigas pelo poder em nossos Grupos de Oração, em eleições para coordenações, disputa para dizer quem comanda, divisões internas no movimento que se dão porque este ou aquele “perdeu o cargo” e quer dar um jeito de continuar no poder”, analisou.

Ouça a homilia na íntegra aqui:

 

E continuou ainda sua reflexão fazendo outros apontamentos importantes para a caminha das lideranças da RCC. “O homem que quer ser deus rejeita o próprio Deus, a Palavra de Deus. Querem seus próprios projetos e não os planos de Deus! Se mascaram de deus para viver sua própria vontade” – enfatizou o bispo – dizendo que, “não é essa atitude que o Senhor espera de nós”.

Diante dessas exortações, Dom Edmilson fez um questionamento aos presentes: “Reconhecemos a maldade do coração do homem, mas onde está a Salvação?”. Respondendo esta pergunta, trouxe direcionamentos do Senhor para nossas vidas:

“Deus conduz todas as coisas para a Salvação. Jesus, na cruz, carrega toda injustiça sobre si. Venceu o mundo amando o mundo, entregando sua vida para tirar o pecado do mundo. Um gesto de amor foi muito maior do que toda injustiça do mundo! Tantas vezes aquilo que nós sofremos pela injustiça, inveja e ciúmes dos outros, Deus abre um outro caminho, um caminho inimaginável. Para isso, há uma via: a via da Cruz. Jesus entra na história para dizer: Aí, no meio dessa miséria toda, eu vou amar! O mistério da cruz é um segredo que nós temos! Quando eu consigo iluminar toda a história com a Cruz de Cristo, eu entendo que esse amor é mais forte do que a morte e aí nós também nos tornamos fortes!”.

20170317_204619

Dom Edmilson encerrou pedindo a Deus e a cada um dos líderes da RCC no Estado de São Paulo, que esse encontro seja um “amém” a Deus, que nos deu seu filho Jesus, para que Ele nos dê a graça de vivermos esse amor, que é mais forte do que a morte, nos fortaleça e nos conduza em nossos trabalhos e atividades ministeriais.

Após o encerramento da Santa Missa, todos os presentes foram acolhidos calorosamente pela presidente do Conselho Estadual, Lucimar Maziero e pelo secretário geral, Marcelo Marangon. Juntos, eles agradeceram a Deus pelo “sim” de todos para viver esses dias de graça, repletos de direcionamentos importantes e do agir de Deus em nosso meio.

Posts relacionados

Leave a Comment