Missa marca início do XXV Congresso Estadual da RCC-SP

Na sexta-feira (15/09), iniciou-se o Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica do estado de São Paulo, que, nesse ano de 2017, traz a marca da grande celebração do Jubileu de Ouro da RCC no mundo, portanto, um Congresso Jubilar, festivo, com bênçãos especiais para esse tempo jubilar!

A Missa de Abertura foi celebrada no Centro de Eventos Padre Victor Coelho, em Aparecida (SP) e presidida por Dom José Carlos Chacorowski, bispo da Diocese de Caraguatatuba – que neste ano jubilar acolherá a Missão Jesus no Litoral.

Na liturgia dessa sexta, marcando o início do Congresso, celebrou-se a festa de Nossa Senhora das Dores, o que foi uma oportunidade única para se refletir sobre a pessoa da Virgem Maria, que acolhe o encontro em sua Casa.

Já na saudação inicial, Dom José Carlos disse que “a Eucaristia sempre tem que ser o início. Quando chegamos para celebrar a Eucaristia precisamos por um ponto final em tudo o que vivemos até aqui e começar uma nova história, a cada Eucaristia”. E acrescentou que nesta Santa Missa e ao longo deste Congresso, deve-se “relembrar os 50 anos, após o Vaticano II, em que a Igreja retoma o sopro do Espírito Santo, que é novo, sempre novo!”.

Em sua homilia, Dom José Carlos disse que, nesse Congresso, estamos “celebrando os 50 anos desse novo Espírito que veio animar a Igreja, seguindo o sonho do Papa João XXIII, quando, abrindo as janelas do Vaticano, pedia que se soprasse novos ares na Igreja”. Segundo o Bispo, aquele foi um gesto profético e a RCC veio logo tornando realidade aquele sonho de São João XXIII, sendo os frutos daquela Oração.

Disse, ainda, de que o Jubileu de Ouro da RCC também se celebra junto com os 300 anos de Aparecida e ressaltou: “nós a reencontramos há 300 anos, mas só ela sabe já há quantos anos, bem antes, quantas décadas, ela já estava abençoando e intercedendo por todos nós”. E completou: “Em toda a América Latina, Maria sempre esteve presente ao longo da história”.

Aos pés da Cruz, João a acolhe como Mãe! Diante dessa verdade do Evangelho, o Bispo fez o seguinte convite: “a partir de agora, deste cinquentenário, momento que é dom de Deus para nós, vamos começar um novo tempo: o primeiro dia que nos resta para viver e que seja, então, uma vida que passemos a conviver com ela [a Virgem Maria]. A partir disso, vamos descobrir, ainda mais profundamente, o Verbo Eterno do Pai, encarnado para nossa Salvação”.

“Não nos deixemos desanimar! Deus quer nesse momento que sejamos sinais da Sua Bondade, do Seu Amor, da Luz, que Ele é para nós. O mundo precisa dessa Luz! Que a RCC no mundo e no Brasil descubra-se nesse momento, mais uma vez, como um novo tempo, uma nova fase, de empenho e de alegria em viver a fé,  testemunhando esse Amor de Deus, a devoção a Maria, para que busquemos a santidade!”, finalizou Dom José Carlos, que encerrou a Santa Missa, compartilhando com todos os carismáticos presentes, vindos de todas as partes do estado, a Benção que há poucos dias recebeu do Papa Francisco, quando esteve em Roma, participando de um Retiro para Bispos, a convite do Papa.

Após a Missa, a presidente do Conselho Estadual da RCC SP, Lucimar Maziero, declarou oficialmente abertas as atividades do Congresso Estadual da RCC-SP, com a certeza de que muitas bênçãos e graças jubilares o Senhor derramará ao longo desses dias sobre todos os presentes, sobre cada Grupo de Oração, sobre todo o estado de São Paulo! É Jubileu de Ouro, por isso, o estado de SP clama ainda mais: “Vem, Espírito Santo!”.

Posts relacionados

Leave a Comment