Preparado para a Visita?

formacao06Não é acidental que o verbo “visitar” apareça na primeira estrofe do hino mais antigo e famoso dedicado ao Espírito Santo, o “Veni Creator”. Nele, seu autor rezou: “Ó vinde Espírito Criador, as nossas almas visitai (…)”.

Sim, amados, Pentecostes é uma Visita do Espírito Santo! Não uma visita inesperada, daqueles que você não imaginava e para qual não podia se preparar.

Pentecostes foi anunciado pelo próprio Ressuscitado. Desejado por Ele e o Pai. Esperado ansiosamente por Maria e os Apóstolos, que tanto Dele precisavam.

E nós, estamos nos preparando para esta Divina Visita que nos enche e santifica da Divina Presença?

Desejo ser visitado por este Doce Hóspede ou viverei improvisadamente este sublime mistério da história da salvação que se atualiza em nós pela fé?

Ser visitado pelo Espírito Santo é termos a grande e imerecida dignidade de recebermos Deus em nós! Celebrar Pentecostes é entrar em Comunhão com o Espírito Santo! Ter comunhão com o Espírito Santo é ter o conhecimento do Pai e a experiência com o Filho. Viver no Espírito é o único caminho para sermos cristãos autênticos! Nada sem Ele é possível. Não haveria vida espiritual sem o Espírito Santo em nós. Você já pensou isso?

A própria vida da Igreja é um caminhado guiado pelo Espírito, como o Papa Francisco afirmou na homilia do último dia onze. Que a Igreja, pedia o Papa no último dia oito, saiba ser fiel aos movimentos que o Espírito faz. Escrevendo sobre o Espírito Santo, Dídimo de Alexandria, no século IV, diz que é o Espírito Santo que nos renova pelo batismo; e do nosso estado de imperfeição, reintegra-nos na beleza primitiva.

Vejam como precisamos ser constantemente visitados para não perdermos as características divinas que estão em nós! Esta Visitação de Pentecostes não foi senão amor derramado! Pentecostes é afeto do Pai por nós, amor ardente derramado em profusão do Coração do Filho que foi fiel à Promessa. Esta é a nossa porção de glória neste dia santo de visitação: Deus para sempre em nós! Amor em chamas ardendo no coração dos vossos fiéis para sempre! Unção de amor e de poder! Batismo da Igreja e nossa comunhão com o Espírito do Pai e do Filho!

O mundo agonizando por Deus precisa da Visita do Espírito Santo! Invoquemos sobre nós, sobre os moribundos na fé e no amor, no corpo e na alma: Vem Espírito Santo, traz a Vida! Aviva-nos em Ti. Visitai-nos agora, e para sempre seja o nosso “Companheiro de caminhada”. Amém!

Padre Eduardo Braga
Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Arquidiocese de Niterói/RJ

Posts relacionados

Leave a Comment