Semanas Missionárias em Piracicaba/SP

noticia16Na Encíclica Redemptoris Missio, São João Paulo II, nos ensina sobre a validade permanente do mandato missionário a saber:

“O nosso tempo, com uma humanidade em movimento e insatisfeita, exige um renovado impulso na atividade missionária da Igreja. Os horizontes e as possibilidades da missão alargam-se, e é-nos pedida, a nós cristãos, a coragem apostólica, apoiada sobre a confiança no Espírito. Ele é o protagonista da missão!

Na história da humanidade, há numerosas viragens que estimulam o dinamismo missionário, e a Igreja, guiada pelo Espírito, sempre respondeu com generosidade e clarividência. Também não faltaram os frutos! Pouco tempo atrás, celebrou-se o milênio da evangelização da Rússia e dos povos eslavos, estando para se celebrar o quincentésimo aniversário da evangelização das Américas; foram, entretanto comemorados, de forma solene, os centenários das primeiras missões em vários Países da Ásia, da África e da Oceania. A Igreja deve hoje enfrentar outros desafios, lançando-se para novas fronteiras, quer na primeira missão ad gentes, quer na nova evangelização dos povos que já receberam o anúncio de Cristo: A todos os cristãos, às Igrejas particulares e à Igreja universal, pede-se a mesma coragem que moveu os missionários do passado, a mesma disponibilidade para escutar a voz do Espírito.”

Este chamado da Igreja de Cristo nos inquietou, motivou e nos moveu a organizar neste mês de setembro na Diocese de Piracicaba, as “Semanas Missionárias”, projeto permanente de missão suscitado pelo Espírito Santo na Renovação Carismática Católica.

Entre os envolvidos contamos com a participação de aproximadamente 60 missionários, abrangendo os ministérios Jovem, Crianças, Artes e Pregação, sustentados pelas orações de servos do ministério de intercessão. A base de Missão foi na Capela Santo Antônio pertencente a Paróquia São Francisco Xavier, Região Pastoral Piracicaba I, onde tivemos apoio total do pároco Padre Rodrigo.

As missões nas ruas do bairro Santo Antônio, foram visitadas cerca de 910 casas de famílias, anunciando com grande alegria o querigma a todos os moradores que acolheram os missionários. Após esta missão colheremos os frutos para a comunidade e ao grupo de oração “Deixe-me Viver” que acontece na Capela Santo Antônio. O próximo passo será promover o Seminário de Vida no Espírito e posteriormente a Experiência de Oração, para todas as famílias da comunidade do bairro Santo Antônio que receberão o anúncio do querigma e acolheram o Amor de Deus em suas vidas.

Que Maria, a missionária por excelência, passe a frente de todas as missões que estão programadas no Estado de São Paulo e interceda por cada um de nós!

São João Paulo II, rogai por nós!

Abraço Fraterno!

Silvio Alves de Souza
Coordenador Diocesano da RCC – Diocese de Piracicaba/SP

Posts relacionados

Leave a Comment