Servos da Diocese de Jaboticabal tem Congresso Diocesano

Entre os dias 16 e 17 de Abril, os servos da Renovação Carismática Católica da Diocese de Jaboticabal estiveram reunidos para o Congresso Diocesano que aconteceu na cidade de Bebedouro (SP). Voltado para coordenadores e membros de núcleos de grupos de oração, o Congresso foi dirigido pela presidente do Conselho Estadual da RCC de São Paulo, Lucimar Maziero juntamente com secretário geral do Conselho, Marcelo Marangon.

CongressoDiocesanoJaboticabal2016_fotoMCS_RCCJaboticabal (2)
Lucimar prega sobre santidade

Lucimar nos fez refletir em sua primeira pregação no sábado (16/04) sobre o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Com a passagem do livro do Gênesis (cap. 22), mostrou-nos a importância da fidelidade a Deus em todos os momentos de nossa vida, dando o exemplo de Abraão. Ela disse ainda que, adorar a Deus é oferecer em sacrifício aquilo que tanto gostamos. “A adoração não é somente estar na presença de Deus. A adoração deve ser um sacrifício de louvor!”, completou Lucimar, levando-nos a clamar pelo sangue redentor do cordeiro, o qual nos purifica de todo o mal.

Em sua segunda colocação, a presidente nos convidou a sermos “Tocados pelo Senhor” usando a passagem do Evangelho de Mateus (8: 1-3). Segundo Lucimar, “temos que imitar o Senhor no aspecto de tocarmos o irmão, não apenas fisicamente, mas em seu coração”. Ela destacou quatro aspectos de Jesus ao se deparava com os necessitados – “olhar, tocar, acolher e curar” – aspectos estes que, devem nos nortear para que sejamos misericordiosos como o Pai.”

Já na terceira pregação do dia a reflexão foi sobre o tema “Santidade” e a necessidade de sermos Santos em todas as nossas ações. Conforme a presidente, “nossa vida é instrumento de Deus e nosso corpo é sinal sagrado, templo do Espírito Santo”. Ela mostrou que em nossa vida passamos sempre por três ‘altares’: o altar da Santa Missa, a mesa das refeições em nossa casa e a nossa cama, locais estes tão esquecidos e desvalorizados nos dias de hoje, que foram perdendo seu real sentido de sacralidade.

Ao concluir as atividades do sábado, Lucimar abordou o tema “Espírito Santo, o sopro da vida”. “A todo momento temos que ser guiados pelo Espírito Santo”, afirmou reforçando que, “Sua presença é um refrigério de nossa alma. As pessoas que vão ao nosso Grupo de Oração querem enxergar em nós a vida do Espírito Santo”.

CongressoDiocesanoJaboticabal2016_fotoMCS_RCCJaboticabal (7)No segundo dia, as pregações foram conduzidas por Marcelo que iniciou a manhã falando sobre o chamado de Pedro a ser discípulo. Ele fez os presentes refletirem se a confiança que têm esta plenamente em Deus e se a [nossa] rede não está furada, ou seja, se estamos investindo em algo que não nos dará o reino dos céus. Em seguida, Jesus Sacramentado levado ao salão para Adoração.

Além disso, Marcelo falou tema da RCC para 2016 “Sede misericordiosos como o Pai é misericordioso (Lc 6:36)”. Para ele, ser misericordioso é sentir a dor do irmão, e não somente ajudá-lo por obrigação. “É esquecer-se de si e enxergar o outro em sua necessidade”, frisou.

O Congresso foi encerrado com a realização da Santa Missa, que foi presidida pelo diretor espiritual diocesano da RCC, Padre Emerson. Em sua homilia, o padre ressaltou a importância de ouvir a voz do Pastor e seguir seus preceitos e que, assim, alcançaremos o Céu que almejamos.

Com informações e fotos de MCS/RCC Diocese de Jaboticabal.

Posts relacionados

Leave a Comment